Ricardo Mituti

quem-somo

Ricardo Mituti é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Apesar de não assiná-lo, carrega um Junior como último sobrenome.

Passou por Jornal do Brás, diário Lance!, UOL, A Tribuna (Santos/SP) e Jornal Nippo-Brasil. Foi repórter, repórter especial, editor, editorialista e diretor de conteúdo. No entanto, sempre preferiu a vida fora das redações.

Começou a atuar como assessor de comunicação no ano 2000.

Entre 2007 e 2017, foi editor, diretor de Conteúdo e diretor de Negócios e Atendimento do Grupo Intelligenza, à frente da ELEVEN PRESS Assessoria, núcleo de comunicação corporativa da empresa.

Como assessor de imprensa, fez carreira nas editoriais de Esportes, Negócios e Propaganda e Marketing. Atendeu clientes como o treinador de futebol Paulo Roberto Falcão, Santos Futebol Clube, Sport Club Internacional, Esporte Clube Bahia, Clube Atlético Paranaense e a ONG internacional Spirit of Football.

Fora do esporte, assessorou a plataforma de financiamento coletivo Bookstart, especializada no mercado editorial e em projetos culturais, a editora Lago de Histórias, o Caçador de Carros Felipe Carvalho, a agência Flex Interativa e a cervejaria artesanal Leuven, de Piracicaba (SP), entre outros.

Na Literatura, é coautor do livro “O Brasil do Sol Nascente – 100 Anos da Imigração Japonesa no Brasil” (Editora Biluma Cultural; 2009).

Estreou como autor de ficção em julho de 2015, quando lançou “Histórias (Quase) Verídicas” (Bookstart), compilação bem-humorada de 18 contos de variedades que retratam situações e tipos bastante comuns do cotidiano. Em novembro de 2017, lançou o romance Órfãos de São Paulo (Consultor Editorial Publicações).

É o idealizador e apresentador do talk show lítero-cultural Epígrafes, programa que estreou na web em dezembro de 2016 com a proposta de debater temas atuais com convidados de áreas diversas, tendo sempre como pano de fundo uma frase extraída de alguma obra literária.

Também atua como redator, roteirista, ghost writer, mestre de cerimônias e consultor para assuntos do mercado editorial e livreiro.