Ricardo Mituti

quem-somo

Ricardo Mituti é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Apesar de não assiná-lo, carrega um Junior como último sobrenome.

Passou por Jornal do Brás, diário Lance!, UOL, A Tribuna (Santos/SP) e Jornal Nippo-Brasil. Foi repórter, repórter especial, editor, editorialista e diretor de conteúdo. No entanto, sempre preferiu a vida fora das redações.

Começou a atuar como assessor de comunicação no ano 2000.

Entre 2007 e 2017, foi editor, diretor de Conteúdo e diretor de Negócios e Atendimento do Grupo Intelligenza, à frente da ELEVEN PRESS Assessoria, núcleo de comunicação corporativa da empresa.

Como assessor de imprensa, fez carreira nas editoriais de Esportes, Negócios e

Propaganda e Marketing. Atendeu clientes como o treinador de futebol Paulo Roberto Falcão, Santos Futebol Clube, Sport Club Internacional, Esporte Clube Bahia, Clube Atlético Paranaense e a ONG internacional Spirit of Football.

Fora do esporte, assessorou a plataforma de financiamento coletivo Bookstart, especializada no mercado editorial e em projetos culturais, a editora Lago de Histórias, as escritoras Ana Marson e Mileine Vargas, o Caçador de Carros Felipe Carvalho, a agência Flex Interativa e a cervejaria artesanal Leuven, de Piracicaba (SP), entre outros.

Na Literatura, é coautor do livro “O Brasil do Sol Nascente – 100 Anos da Imigração Japonesa no Brasil” (Editora Biluma Cultural; 2009).

Estreou como autor de ficção em julho de 2015, quando lançou “Histórias (Quase) Verídicas” (Bookstart), compilação bem-humorada de 18 contos de variedades que retratam situações e tipos bastante comuns do cotidiano. Em novembro de 2017, lançou o romance Órfãos de São Paulo (Consultor Editorial Publicações).

É o idealizador e apresentador do talk show lítero-cultural Epígrafes, programa que estreou na web em dezembro de 2016 com a proposta de debater temas existenciais, essenciais ou de interesse público com convidados e convidadas de áreas diversas, tendo sempre como pano de fundo uma frase extraída de um livro. É, também, o criador da série Epígrafes Pocket, produzida com exclusividade durante a 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, em 2018.

Sócio-proprietário da boutique de comunicação e conteúdo MTT Comunicação, é, ainda, coordenador da vivência Laboratório de Leitura, metodologia de leitura compartilhada, criada pelo Profº Pós-Dr. Dante Gallian, que objetiva promover a humanização dos participantes por meio de reflexões suscitadas nos livros.

Também atua como palestrante, redator, roteirista, produtor, editor, ghost writer, narrador de audiolivros, mediador de debates, mestre de cerimônias e consultor para assuntos do mercado editorial e livreiro.