Ricardo Mituti obtém título de Mestre em Ciências pela UNIFESP

Leituras do Ano – 2022: lista atualizada
24 de fevereiro de 2022
Ricardo Mituti ministra formação de coordenadores de Laboratório de Leitura na AFESU
7 de março de 2022
Mostre tudo

Ricardo Mituti obtém título de Mestre em Ciências pela UNIFESP

Quase dois anos e meio depois de ter sido aprovado no processo seletivo de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal de São Paulo (PPGSC – UNIFESP), encerrou há instantes minha tão aguardada defesa. E é com muita alegria que comunico a obtenção do título de Mestre em Ciências, concedido por unanimidade pela membras da banca.

Sob a orientação do amigo, cliente e Mestre Dante Gallian, pesquisei os impactos do Laboratório de Leitura na ressignificação da deficiência a partir de sua aplicação a grupos de mulheres assistidas e voluntárias de um projeto social de organização não governamental.

Os recortes temáticos escolhidos, feitos a partir de um artigo científico já publicado e outro em avaliação, foram o da deficiência pelas perspectivas da alteridade e da autoidentidade.

[CLIQUE AQUI PARA LER O ARTIGO CIENTÍFICO JÁ PUBLICADO “A RESSIGNIFICAÇÃO DA DEFICIÊNCIA PELA LITERATURA: OS IMPACTOS DO LABORATÓRIO DE HUMANIDADES EM MÃES DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA”]

Integrante da linha de pesquisa “Humanidades, Narrativas e Humanização em Saúde”, liderada por Gallian no Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde (CeHFi-UNIFESP), na área de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, o trabalho foi avaliado pelas seguintes professoras:

  • Profa. Dra. Fabíola Holanda Barboza Fernandez, professora do Curso de Odontologia e Medicina na Faculdade São Leopoldo Mandic em Campinas/Araras;
  • Profa. Dra. Gabriela Arantes Wagner, professora adjunta do Departamento de Medicina Preventiva da UNIFESP; e
  • Dra. Maria Marta Borba Orofino, Coordenadora da Linha de Pesquisa Narrativas em Saúde, da Gerência de Ensino e Pesquisa do Grupo Hospitalar Conceição.

Conforme registra a ata da defesa, “A banca considerou a pesquisa extremamente pertinente, importante e original, destacando a sua relevância para o desenvolvimento do campo das ciências humanas e sociais em saúde, em especial na temática da inclusão e da humanização no âmbito da pessoa com deficiência e suas relações com a sociedade. (…) A banca, por fim, incentivou a continuidade da pesquisa em nível de doutoramento.”

Minha eterna gratidão a todos e todas que fizeram parte dessa jornada. Em especial, às colaboradoras da minha pesquisa, às responsáveis pelo projeto onde realizei a pesquisa, ao inigualável Mestre e generoso orientador Dante Gallian, a Mestre Simeão Sass, coorientador informal e parceiro de produção científica, às membras da minha banca, e, claro, à minha família, que desde o início me apoiou de forma irrestrita e incondicional.

Assista abaixo à divulgação do resultado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *