Estratégia de Ricardo Mituti coloca Paulo Roberto Falcão em destaque no The New York Times

Leituras do Ano – 2020: lista atualizada
27 de abril de 2020
Leituras do Ano – 2020: lista atualizada
4 de maio de 2020
Mostre tudo

Estratégia de Ricardo Mituti coloca Paulo Roberto Falcão em destaque no The New York Times

Embora ainda restem alguns dias para o fim deste conturbado mês – de pandemia causada pelo novo coronavírus -, abril foi o mais profícuo mês do ano, até o momento, em número de inserções na imprensa conseguidas por este assessor de comunicação em favor do técnico de futebol Paulo Roberto Falcão, a quem assessora.

E isso porque Falcão idealizou e liderou uma ação social com as seleções brasileira e italiana de 1982 para apoiar a campanha “Mães da Favela”, organizada pela Central Única das Favelas (CUFA), com o objetivo de assistir famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social em comunidades carentes de todo o Brasil.

Os ex-atletas de ambas as equipes, que durante a Copa do Mundo da Espanha protagonizaram um dos jogos mais inesquecíveis da história dos Mundiais, gravaram vídeos pedindo o engajamento da sociedade à iniciativa da CUFA.

Ambos os materiais foram enviados à imprensa brasileira, aos principais veículos de comunicação da Itália e às agências internacionais de notícias. E os resultados foram muito expressivos.

Entre os dias 5 e 21 de abril, a ação resultou em mais de 150 inserções na imprensa mundial. No Brasil, foi pauta em veículos de comunicação de 16 Estados; no mundo, saiu em 21 países de todos os continentes – exceto Oceania -, inclusive onde o Brasil não é noticiado com frequência, como em Bangladesh, na Jordânia, na Malásia, no Paquistão e no Quênia, por exemplo.

Alguns dos mais tradicionais veículos de comunicação do mundo repercutiram a pauta. Dentre eles, os sites do The New York Times (EUA), La Gazzetta dello Sport (ITA), La Vanguardia (ESP), Agência Reuters (ING), A Bola (POR), Daily Mail (ING), La Repubblica (ITA), Estadão.com (BRA) e CNN Brasil (BRA).

1982
A ação social liderada pelo técnico Paulo Roberto Falcão coincidiu com uma iniciativa do canal Sportv, que em meados de abril retransmitiu os jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo da Espanha – na qual Falcão, então meio-campista da equipe canarinho, foi eleito 2º melhor jogador do torneio, mesmo tendo feito apenas cinco dos sete jogos possíveis da competição.

Esse revival em torno de uma das seleções mais marcantes da história do futebol mundial contribuiu para que a imprensa global também requisitasse entrevistas com o treinador para outras pautas.

Nesse sentido, Falcão concedeu exclusivas – ou foi fonte de notas – para os sites brasileiros Torcedores.com, Estadão.com Lancenet; para as rádios Grenal, Gaúcha, Bandeirantes de São Paulo, Sociedade da BahiaJornal de Pernambuco, Guaíba Paiquerê; para os jornais Zero Hora e O Globo; para os canais ESPN BrasilFacebook Watch da RedeTV!, TV Pampa de televisão Ulbra TV; e para os impressos internacionais La Gazzetta dello Sport (ITA) e A Bola (POR).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *