EPÍGRAFES #27: Assista à entrevista com o livreiro e editor José Luiz Tahan

EPÍGRAFES #27: Ricardo Mituti entrevista o livreiro e editor José Luiz Tahan
5 de dezembro de 2017
Órfãos de São Paulo: novo lançamento e bate-papo sobre adoção
7 de dezembro de 2017

E a edição 27 do “Epígrafes” está no ar.

Assista aqui à entrevista com o livreiro, editor, agitador cultural e empresário José Luiz Tahan, proprietário da charmosa livraria e editora Realejo Livros, de Santos (SP), e criador do festival Tarrafa Literária, um dos mais importantes eventos literários do Brasil na atualidade.

Neste, que é o penúltimo programa da temporada 2017, não poderia deixar de voltar a falar sobre livros e literatura, mas sob uma perspectiva menos usual (e mais ousada, eu diria): a da resistência. Afinal, como escrevi no post anterior, empreender no mercado cultural brasileiro – e, mais especificamente, na indústria do livro -, é, no mínimo, um ato corajoso, de gente apaixonada, quase sempre resistente a pancadas, chuvas, trovoadas e afins. “Nas livrarias a gente é aprendiz e professor ao mesmo tempo”, comparou Tahan, durante a conversa.

Nosso papo se baseou numa epígrafe extraída do pouco conhecido livro “Cidadela”, cujo autor ganhou o mundo com outro título – o clássico universal “O Pequeno Príncipe”: refiro-me ao escritor francês Antoine de Saint-Exupéry.

Ainda que você não seja um profissional do livro, recomendo fortemente que assista à entrevista com José Luiz Tahan. Com seu jeito todo peculiar de derrubar mitos – como aquele que diz que livraria de rua e independente (ele não gosta deste termo!) não é mais um negócio viável ou aquele outro que diz que o livro impresso vai acabar num futuro não muito distante -, Tahan dosa como poucos bom humor e sensatez, e essa mistura faz dele um resistente nato. “O livro em papel vai ser o troféu do texto”, crava ele. “É o texto decidido que vai ficar perene.” Curtiu? Então não perca!

Aproveite a oportunidade e inscreva-se em meu canal no YouTube. Lá, você poderá assistir a todas as edições do “Epígrafes”. Ah, e também não deixe de curtir minha fanpage no Facebook e de acompanhar meu perfil no Instagram.

Um abraço e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *